A administração pública tem um propósito? Qual seria o propósito da administração pública? Será que todas as administrações públicas teriam um propósito em comum?

São perguntas pouco feitas na hora de se fazer um planejamento público. Pelo menos, eu não vejo isso com frequência por onde ando. Um abismo gigantesco foi aberto entre a administração pública e administração privada. Concordo plenamente que são realidades e contextos diferentes, mas são complementares. Muitas situações em que a administração privada não colocaria seu capital, se bem trabalhadas e incentivadas pela administração pública podem se tornar atrativas e, principalmente, lucrativas do ponto de vista econômico e social.

O tempo do público ou privado já passou. O tempo da apropriação privada daquilo que é público já passou, assim como já passou o tempo da extorsão do privado pelo suposto benefício público já passou. Estamos na era do Público + Privado.

O Propósito Transformador Massivo é:

“O propósito maior e ambicioso da organização. O Propósito Transformador Massivo não é uma declaração de missão, mas uma mudança cultural que move o ponto focal de uma equipe da política interna para o impacto externo. A maioria das grandes empresas contemporâneas está focada internamente e, muitas vezes, perde o contato com seu mercado e seus clientes.”

A citação acima é de Salim Ismail, fundador e diretor executivo da Singularity University, a faculdade de futurismo da NASA. Segundo Ismail, as organizações exponenciais possuem onze critérios comuns de crescimento. As de maior sucesso (tais como Google, Xiaomi, Uber e Netflix) possuem até cinco destas características. Porém, todas elas possuem em comum o Propósito Transformador Massivo. Ou seja, o ponto comum à todas elas é definir um futuro claro e desdobrar as ações estratégicas que levarão até este futuro.

Alguns exemplos de Propósito Transformador Massivo:

  • Google: “Organizar a informação do mundo”

  • Singularity University: “Impactar positivamente um bilhão de pessoas”

  • TED: “Criar ideias que merecem ser espalhadas”

Por definição, as empresas de maior crescimento no mundo SONHAM GRANDE.

O Propósito Transformador Massivo é tão inspirador que forma uma comunidade de fãs e seguidores ao redor da organização. Por meio dele, a instituição (privada ou pública) pode basear suas decisões e ações estratégicas em um propósito claro e inspirador para todos. Em tempos de pandemia e pós-pandemia, este é um conceito que pode ser uma ferramenta valiosa de transformação que signifique MAIS. Mais inclusão, mais respeito ao que veio antes, mais equilíbrio entre pessoas e grupos, mais VIDA.

 

 

 

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.